29 de mar. de 2008

Vídeo do SBT – Programa Câmera em Ação – São Lourenço


O SBT exibia a um tempo atrás, um programa sobre viagens pelo Brasil, eis que um belo dia tenho a feliz surpresa de ver São Lourenço como a cidade tema.

Apresentado por Lanuza Madruga o vídeo foi dividido em três blocos que mostram um pouco mais de São Lourenço para o Brasil. Cada arquivo tem uns 90MB.

O procedimento é o mesmo do vídeo da GNT que postei anteriormente (Veja aqui!).


ATENÇÃO! Ao clicar no link a pagina que vai se abrir terá uma amostrara do vídeo, as instruções isso são:

Ao carregar a pagina, abaixo do vídeo ira aparecer a seguinte frase:

“Loading file info. Please wait... Don't like waiting?

AGUARDE, pois este frase irá sumir e dar lugar a uma tabelinha com informações sobre o vídeo, logo abaixo da tabela irá aparecer a frase:

Download File

PRONTO, é só clicar em “Download File” que o vídeo será salvo no seu computador.


Primeira Parte, para ter acesso clique aqui.

Segunda Parte, para ter acesso clique aqui.

Terceira Parte, para ter acesso clique aqui.

24 de mar. de 2008

Feirart - Feira de Artesanato


Feirinha de artesanato onde você pode encontrar artigos de crochê, tricô, bonecas de pano, biscuit, objetos de decoração, madeira, cristais, cerâmica, pedra sabão, peças em cobre e latão, etc.

Tem tudo a ver com o post da Aldeia Vila Verde, até porque sua localização é a mesma, a Feirart fica ao final da Aldeia.

Ao contrário da Aldeia, que possui uma infra-estrutura mais elaborada, os produtos da Feirart são expostos em barracas desmontáveis de ferro e lona plástica, o que, na minha opinião, lhe confere um ar mais rústico destacando as peças exibidas.

Pelo que percebi esta feirinha só acontece aos finais de semana e feriados, por favor se eu estiver errado alguém avise para acertar.

Sempre dou um passeio para ver o trabalho do pessoal, tudo muito bonito, bem feito e caprichado.

É um local com a cara de São Lourenço. Vale a visita.

O endereço é Rua Saturnino da Veiga, entre o Parque I e II.

17 de mar. de 2008

Fonte Alcalina - Vichy


Esta fonte é o ícone da água mineral de São Lourenço, é ela que sempre apareceu estampada nos rótulos das garrafas mais antigas. O curioso é que a água que comercializada nunca foi desta fonte.

A fonte Vichy fica à beira do lago, que lhe confere um charme a mais, sendo sua beleza apreciada mesmo fora do parque, inclusive a noite quando a fonte é iluminada.

Pessoalmente nunca fui fã do sabor da água desta fonte, sempre bebi somente para “marcar o ponto”.

Desde que a conheço a fonte mudou pouco, na verdade a única alteração que consigo lembrar é que antigamente tínhamos que agachar para pegar, pois o fluxo de água era próximo ao chão.

Outra particularidade é que até pouco tempo atrás esta água só era encontrada em São Lourenço e em Vichy (França), contudo, tenho a impressão de ter visto no Globo Repórter numa matéria sobre águas, que encontraram outra fonte ai pelo interior do país, só não tenho a informação precisa. De qualquer forma é muito rara.

Seu uso medicinal é para o tratamento de problemas gástricos, renais e da vesícula biliar.

14 de mar. de 2008

Pão com Lingüiça


Vou dar outra dica gastronômica, afinal uns dos prazeres de quem visita São Lourenço está justamente em deliciar-se com tantas opções culinárias da Cidade.

O pão com lingüiça servido na Quinta do Cedro é um maravilhoso sanduíche que dá água na boca só de pensar em escrever sobre ele. São oferecidas algumas opções de lingüiça e pode ser com ou sem queijo, delicioso. Sempre é bom lembrar que existem outras opções para o visitante.

As vezes uma imagem valem por mil palavras, então dêem um olhada na foto acima e digam se não dá vontade de “cair dentro”?

Já escrevi antes sobre a Quinta do Cedro, então as dicas para chegar ao local podem ser consultadas neste post, veja clicando aqui.

10 de mar. de 2008

Pintura no Parque


Em complemento ao post anterior, sobre o Pavilhão Central, gostaria de dar uma dica aos turistas que visitam o parque acompanhados de crianças ou mesmo para os adultos, não vejo problema nenhum.

Ao lado da entrada frontal do Pavilhão Central existe uma maquina para pintura em papel cartão. É inconfundível, um caixote verde com dois buracos em cima, fica ao lado de uma arvore e está ali desde que eu consigo me lembrar.

Está maquina é tão marcante para mim que fiz questão de um post à parte.

Funciona da seguinte maneira: dentro do “buraco” é fixado um papel para em seguida derramamos tinta de seis cores diferentes, branca, azul, preta, verde, vermelha e amarela. Ao terminar o operador liga a máquina e a tinta é espalhada pelo papel partindo do centro para as pontas. Se quisermos, ainda com a maquina ligada, podemos jogar mais um pouco de tinta. Quando termina sempre tem um desenho diferente e para enfeitar é grampeada uma moldura de papel para dar acabamento.

O “ingresso” para fazer a pintura deve ser adquirido no Pavilhão Central, em Janeiro de 2008 estava custando apenas R$ 2,50 e é uma bela lembrança para dar a avós, tios, padrinhos, etc.

Eu adorava!!!!!

7 de mar. de 2008

Pavilhão Central


Uma lojinha muito tradicional em São Lourenço é o “Pavilhão Central”.

Muitos não a conhecem pelo nome, mas se já esteve na cidade provavelmente já passou por lá, é aquela lojinha que fica dentro do parque mais ou menos entre o Balneário e a Fonte Magnesiana. se traçarmos uma linha reta imaginaria.

Existe um mundo de coisas para comprar, algumas úteis e outras nem tanto. Lá você pode comprar aquela lembrança, artesanato, fontes, bonés, bengalas, adquirir filmes fotográficos casso acabem em pleno passeio no parque, pilhas, garrafões e copos para não ter que ficar bebendo nas fontes com a mão.

Sempre entro na loja quando vou à São Lourenço, gosto muito de apreciar os itens expostos, faço isso desde pequeno e acho que nunca vou cansar.

Vale sim uma visita.

3 de mar. de 2008

Antes e Depois IV


Desta vez temos os pinheiros que ficam no acesso ao Parque II, ao lado do ringue de patinação.

Na foto mais antiga os pinheirinhos estão bem pequenos, naquela época nem sonhávamos com o Parque II, o Parque das Águas terminava ali, tinha apenas um banheiro colado a grade.

Hoje em dia, passados 30 anos, os pinheiros estão enormes e se tudo der certo irão crescer mais ainda. Passamos por eles sempre que vamos ao Parque II.

O antigo banheiro foi demolido dando lugar a uma mais novinho um pouco mais a frente.

Que saudades...

1 de mar. de 2008

Memorial Tancredo Neves


Muitos visitantes observam o lindo monumento no topo do Edifício da Torre e não sabem do que se trata e muito menos que podem visitá-lo.

O memorial Tancredo neves foi inaugurado em 1989 e devemos agradecer ao Dr. José Maria Ribeiro que nos brindou com este projeto.

As figuras abstratas que podem ser apreciadas de praticamente qualquer lugar da cidade é uma singela homenagem ao nosso saudoso Presidente Tancredo Neves.

O Turista pode subir os oito andares da torre em um elevador panorâmico e apreciar uma vista sem igual da nossa cidade.

No local também há uma exposição permanente de fotos antigas e pinturas a óleo do artista plástico José Benigno Ribeiro, retratando personagens históricos de nosso país, que na época produziu 23 peças para o Memorial.

Da ultima vez que visitei o local, seus dias e horários de funcionamento eram de terça-feira a domingo, das 09:30 às 11:30h e das 13:30 às 17:30h. É cobrado um pequeno ingresso para fazer a visitação, na época era algo muito simbólico.

O prédio fica na Rua Wenceslau Brás, 475 (a mesma do calçadão).